SATSANG é uma palavra em sânscrito que significa “Encontro com a Verdade”, ou “encontro de pessoas que buscam a verdade”.

E a verdade sobre o quê? Nenhuma busca da verdade se pode dar por concluída com êxito sem que responda de modo satisfatório a três questões fundamentais que têm intrigado as mentes e os corações de todos os seres humanos deste planeta :

– O que é a Realidade?

– O que nós Somos?

– Tendo em conta a primeira e a segunda questões, qual a melhor forma de nos relacionarmos com a Realidade, ou seja, qual a melhor forma de vivermos?

Neste século XXI, continuamos a funcionar, tanto individual como colectivamente, com interpretações desajustadas e desactualizadas acerca do que é a Realidade, do que nós somos, acerca da mente, da consciência e da vida que anima os nossos corpos.

Continuamos a pensar as nossas vidas e as nossas sociedades a partir da perspectiva errada e desactualizada de que a mente e a vida são coisas que existem limitadas e enclausuradas dentro dos nossos crânios e dos nossos corpos, completamente individuadas e isoladas do resto da realidade que nos rodeia.

Na verdade, não é isto que se passa. Na verdade, existe uma só mente e uma só vida que anima todos os corpos de todas as coisas vivas. Podemos encarar a mente e a vida da mesma forma que encaramos o oxigénio que respiramos. Não existe “o meu oxigénio” e “o teu oxigénio” e “o oxigénio dele e daquele”. Existe uma só massa de ar e de oxigénio que todos nós partilhamos e respiramos e que entra e sai de todos nós. Da mesma forma, existe uma só mente e uma só vida que todos nós partilhamos, que flui para dentro e para fora dos nossos corpos, tal como o ar que respiramos.  A Maneira errada como andamos a interpretar a mente e a vida equivale a considerarmos que cada um de nós tem uma bolsa de oxigénio, individual e separada do resto da existência, a partir da qual respiramos. E de facto, não é isso que acontece. Existe um só ar, uma só mente, uma só vida que todos partilhamos.

Compreender este erro de percepção faz-nos tomar consciência das implicações que este produz ao nível de como percebemos a nossa identidade, ao nível da forma como lidamos uns com os outros e também ao nível de como agimos neste mundo.

Compreender que só existe uma mente e uma vida que todos nós partilhamos tem impacto na forma como percebemos o “EU”, na forma como pensamos e decidimos a nossa acção no mundo. Tem impacto na forma como percebemos o propósito da nossa vida, e também na forma como encaramos a própria morte. E compreender este erro de percepção tem também impacto sobretudo na forma como utilizamos a linguagem.

Os erros que existem na nossa percepção do que é a a mente e a vida repercutem-se na nossa linguagem, e por sua vez os erros na nossa linguagem provocam perturbações e bloqueios no fluxo da mente, da vida e da respiração para dentro e para fora dos nossos corpos. Essas perturbações são aquilo a que chamamos de emoções negativas, tais como o medo, o ódio, a raiva, a ansiedade, a depressão, etc.

E se é verdade que os erros de percepção se traduzem em erros de linguagem, então também é verdade que os erros de linguagem se traduzem em erros de percepção. E que se corrigirmos a percepção, corrigimos a linguagem. E também, e isto é muito importante, se corrigirmos a linguagem, automaticamente corrigimos a percepção.

Neste SATSANG aprendemos a utilizar a Tecnologia Humana, que consiste num conjunto de técnicas que nos permitem corrigir os erros da nossa linguagem, o que nos possibilita corrigir também os erros da nossa percepção que nos impedem de entender a Verdade acerca do que é a Realidade, do que nós somos, e de qual a melhor forma de vivermos. E,corrigindo, por intermédio da Linguagem, os erros na nossa percepção acerca da Realidade, da Vida e da Mente, acabamos por corrigir também tudo aquilo que nos faz sofrer e sentir mal nas nossas vidas.

Corrige a tua linguagem, e corrigirás a tua percepção da Realidade. Corrige a tua percepção da Realidade e entenderás que não existem senão razões para viver pleno de alegria e satisfação.

É este trabalho de correção da nossa linguagem e da nossa percepção da realidade que vos convido a fazer em SATSANG.

Espero por vós, são todos bem-vindos.

Bem-hajam, até breve!